
Como anda o #telhadodevidro do seu restaurante?
Em uma gestão de restaurante, a visão sistêmica de toda a operação é fundamental para a organização, otimização e controle do processo produtivo.
O que é #telhadodevidro?
A expressão #telhadodevidro significa um olhar translúcido sobre toda a operação de alimentos e bebidas de um restaurante. É de onde se tem um olhar límpido e amplo. Telhado, pois é o ponto mais privilegiado para observar seu negócio, de onde você consegue enxergar todas as etapas da operação. De vidro, pela transparência de cada ponto-chave da cadeia produtiva, porém, ao mesmo tempo, frágil e quebradiço, pois sem as bases bem estruturadas tende a ruir.
Observar através de um #telhadodevidro é o melhor cenário para a gestão de um restaurante. É de onde se consegue ver tudo o que está acontecendo dentro dele, ou seja, a parte de produção na cozinha, dos desperdícios, do controle de estoque, conectando essas ao financeiro, ao fluxo de caixas e aos planos de conta, etc. Desta maneira, interligando seu operacional a um software de gerenciamento, que disponibiliza relatórios personalizados e balancetes, consegue-se uma gestão 360 graus, na qual é possível saber para onde está indo exatamente cada gasto, qual o lucro e onde está o prejuízo. Nesse caso, conseguimos identificar a parte doente, podendo agir com rapidez e eficácia para que a saúde financeira do restaurante, se estabeleça.
Inteligência Operacional de Gestão e Automatização de Restaurantes (IOGAR)
Um #telhadodevidro bem sustentado necessita da Inteligência Operacional de Gestão e Automatização de Restaurantes (IOGAR). A IOGAR um método para o controle do ciclo completo de toda a operação do negócio gastronômico. Para aqueles que já utilizam um software de gestão, isto é, que já se geram números para análise quantitativa e financeira de venda, a técnica ajuda o restaurante a dar um salto importante, automatizando suas venda a um controle de estoque, conectando os produtos do cardápio às fichas técnicas e aos insumos. Ao dar entrada de mercadoria no sistema, gerar contas a pagar e tendo periodicidade nos inventários de estoque, assim como, dar baixa na venda e gerando os recebimentos, concluindo assim todo o ciclo da operação com controle e gestão. e deixando o restaurante com um #telhadodevidro, podendo ver tudo que acontece com toda claridade e transparência.
A IOGAR coloca todo o sistema se comunicando de forma correta, demonstrando os resultados de toda a operação: desde a compra do produto a produção dos produtos processados; os recebimentos e auditoria do extrato financeiro do sistema com a realidade dos extratos bancários; a redução do CMV e o aumento do lucro; além de promover uma equipe engajada, sólida e dedicada, com conhecimento e consciência da gestão da empresa. Não se trata de soluções milagrosas, é um passo a passo de como utilizar as ferramentas digitais, de forma obter melhor aproveitamento dos recursos, aplicado, concomitantemente, a uma gestão estratégica e à gestão do negócio.
E aí, como anda seu #telhadodevidro?
Embaçado pelo calor dos “incêndios” diários? Trincado pelos desperdícios, desvios e/ou roubos? Sujos por uma equipe desatenta e despreparada? Se estiver prestes a desabar, seu tempo é curto. O processo demanda muito tempo, muita persistência e liderança assertiva, até que a inteligência operacional seja adequada ao seu restaurante. Porém, os resultados são mais tranquilidade para gerenciar seu empreendimento, mais lucratividade seu negócio, uma equipe mais engajada e clientes muito mais satisfeitos. É como sempre digo: transparência total, como de um #telhadodevidro !
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